-
Fotografias:Thijs Wolzak
Descrição enviada pela equipe de projeto. Hotel Droog, um novo espaço de hospitalidade em Amsterdã, projetado pelo estúdio Droog, desafia as noções de hotel. Dentro de suas acolhedoras paredes estão abrigados inúmeros programas que buscam entreter, engajar e elaborar experiências relacionadas com os visitantes e a cidade. Os programas variam de restaurantes a lojas, exibições, salões de beleza, um jardim, salas de leitura e cursos, e os quartos do hotel. O Hotel Droog, com seus 700 m², é um mundo para turistas no coração de um edifício do século XVII que aspira a se tornar um novo centro de cultura.
“O conceito de hotel foi revertido” diz Droog. Enquanto um hotel é normalmente projetado como um ponto de parada para viajantes exaustos, o Hotel Droog proporciona atividades para diversos públicos, permitindo que as pessoas escolham sua própria experiência da cidade. O hotel possui espaços divididos por programas, ressaltando a experiência escolhida pelo convidado. Muito mais que um hotel, o edifício proporciona uma experiência cultural.
A Galeria é um espaço de exibições de 160 m² para programas especiais cuja curadoria fica a cargo de Droog ou curadores convidados. Design, arte, moda e outros trabalhos no ramo criativo podem expor aqui. A Galeria procura envolver os hóspedes com oficinas e discussões sobre os tópicos das exibições em andamento.
O Jardim dos Contos de Fadas, projetado pelos Designers Franceses Claude Pasquer e Corinne Détroyat, inclui um pátio que foi transformado em um paraíso de biodiversidade. O jardim apresenta uma grande variedade de plantas e vida animal, a ponto de ter desenvolvido um ecossistema próprio dentro do jardim. O jardim pode ser descrito como uma mistura de serenidade e alegria, mesclando elementos naturais e artificiais.
O restaurante e as lojas do Hotel Droog são refinadas para representar a estética do hotel ao gosto de seus hóspedes. O Room Service é um local que tem vistas para o jardim e é um restaurante que serve comidas “frescas, caseiras e deliciosas”. Os ingredientes são sazonais e vêm de fornecedores locais. O Room Service é também uma área para se encontrar com amigos e outros hóspedes e pode ser usado como um espaço de leitura ou performances. O Droog Store, cosmania, Kabinet e Weltevree são marcas e lojas que proporcionam boas mercadorias aos hóspedes. De roupas de grife a marcas internacionais de cosméticos e mobiliário doméstico, as coleções apresentam a estética e o conceito do estúdio de design e do hotel.
A última porção, que se localiza no último pavimento, é um espaço central que acomoda a única parte convencional deste hotel. Inclui um quarto, área de estar e cozinha para hóspedes que optem por permanecer à noite. Então, o que é o Hotel Droog? É um centro de cultura que pode ser muitas coisas para hóspedes diferentes, pode ser o local onde uma viagem se inicia, ou onde ela tem seu fim.